Saturday, May 11, 2013

Suco de frutas


O suco de frutas natural pode ser oferecido à partir do 4° mês de vida, sempre mantendo a amamentação, mas lembre-se de pedir mais informaçōes ao seu pediatra.
Para preparar não se esqueça de lavar e descascar as frutas. Use sempre água filtrada e fervida. Ofereça uma fruta por vez, no primeiro dia use um tipo de fruta, repetindo-a no dia seguinte. No terceiro dia mude a fruta e observe possíveis alteraçōes no intestino do bebê. Não há necessidade de adoçar, porém se estiver muito azedo minha pediatra me aconselhou a usar um pouco de açúcar mascavo ou orgânico.

As primeiras frutas que foram liberadas para Audrey foram:
Maçã, nectarina, melancia, goiaba, pêra, ameixa, kiwi, banana nanica, mamão, acerola, laranja lima, pêssego, melão, uva branca e água de coco
Evitar ( por serem muito ácidas e por apresentarem grande risco de alergia):
Morango, maracujá, abacaxi, abacate, manga, frutas em calda industrializadas.
No inicio oferecia entre 60-80ml depois deixei ela beber à vontade.

Agora algumas receitinhas:

Suco de uva branca:
Coloque algumas uvas numa panela com 200ml de água. Leve ao fogo até as uvas estourarem e então desligue. Deixe esfriar e passe pela peneira, ofereça a seguir.

Suco de maçã:
Lave, descasque e pique meia maçã, coloque duas gotas de limão e 1 xícara de água, bata no liquidificador, passe na peneira e ofereça a seguir.

Suco de melancia e maçã:
Bata no liquidificador uma xícara de chá de melancia em pedaços, 3 gotas de suco de limão e meia maçã descascada. Coe e sirva a seguir.

Suco nutritivo: 
Bata no liquidificador meio tomate e meia cenoura pequena, junte 1 xícara de chá de água e suco de meia laranja lima. Sirva a seguir.

Aproveitem muito essa fase, afereça a maior variedade de frutas possivel, afinal é nessa fase que nossos bebês aprendem novos sabores. 

um beijo,

Juju.

Wednesday, May 1, 2013

Atendendo as necessidades do Bebê de acordo com nosso instinto.

Como a maioria das mães, eu também tenho dúvidas se o que faço para/com a Maëllys é certo ou errado. Mas será que existe certo ou errado na maneira de cuidar de um filho com amor, atenção e afeto? Pesquisando e li vários assuntos sobre isso, mas encontrei um texto que diz o que realmente algumas (ou todas as mamães) gostariam de saber e ouvir. Então compartilho alguns fragmentos do texto de Carlos Gonzalez:



" O problema é que existe uma grande desconfiança em relação às mães e a tudo o que elas fazem. A desconfiança existe na sociedade e nas próprias mães, que não têm confiança em si próprias. Os bebês acordam várias vezes a noite principalmente a partir dos 4 meses. Se eu digo:<Quando o bebê acordar de noite, faz-lhe uma massagem> e a mãe faz e o bebê adormece. A mãe pensa: <Que bom que a massagem funciona>. Se digo para pôr a cama virada para oriente, seguindo as indicações do Feng Shui, e ele adormece, a mãe pensa: <Que bom é o Feng Shui>. Mas se digo: <Coloque-o na cama contigo>, e ele adormece, ninguém diz: < Que bom é ele dormir contigo>. Em vez disso, dizem: <Este bebê não dorme, se não ponho na minha cama não dorme>. Ou seja, é algo que funciona, mas parece que é mau. E passa-se o mesmo com o choro do bebê. Dizemos sempre: < Este bebê só chora, enquanto não lhe dou colo não se cala> Mas se lhe dermos um medicamento e ele se calar dizemos que o medicamento é maravilhoso.
O colo e o mimo são a melhor solução?
Sim, claro. Há pessoas que dizem: < Se dás muito colo a um bebê, ele habitua-se>. Sendo assim, se o deixares chorar, ele também se habituara. Mas as duas teorias são mentira. Esta teoria de habituação é absurda. Muita gente crê que as crianças se habituam a tudo por repetição. < Se pões na tua cama: habitua-se e não vai querer sair da tua cama. Se der colo: habitua-se e vai querer sempre colo>. Então se colocar a fralda, habitua-se vai querer sempre fralda. É absurdo. Ninguém usará fralda aos 18 anos por causa disso. Quando teu filho é criança faz coisa de criança e quando for adulto fará coisas de adulto. Não muda por que educaste, muda por que cresceu.
Porque é que as crianças resistem tanto ao sono? Porque é que tantas vezes não querem dormir?
A minha teoria é que os bebês, na nossa sociedade, têm medo de ficarem sozinhos. Na maior parte do mundo, os bebês andam às costas da mãe durante todo o dia e dormem com sua mãe à noite. Para os bebês africanos ou peruanos, que andam nas costas da mãe todo o dia, é igual estando dormindo  ou estando acordados, porque adormecem e acordam junto da sua mãe. Mas, na nossa sociedade, assim que o bebê adormece coloca-o no berço. Então, os bebês  passam várias vezes por dia pela experiência de que estão com a sua mãe quando adormecem e quando acordam estão sozinhos. E eu penso que chegam a conclusão de que é melhor não dormirem. Porque, senão, a mãe vai embora."
Fonte: Revista pais e filhos

Os bebês são muito fáceis de criar, muito fáceis de cuidar, só temos que usar um pouco de senso comum, ver o que funciona e o que não funciona.
Aproveitar o bastante da fase em que precisam de nosso cuidado, de nossa atenção ou de nós para descobrir o mundo. Pois, logo logo, eles crescerão e formarão suas familias e não dependerão tanto de nossos cuidados, mas ainda precisarão sim muito do nosso amor e afeto.

Tuesday, April 30, 2013

Items para bebês - o que usamos no dia-a-dia.

Durante a gravidez, eu e o marido seguimos alguns conselhos por aqui e por ali sobre comprar coisas para o bebê, um deles foi o de não gastar horrores com enxoval e items para bebê, já que tudo se perde muito rápido. O marido seguiu tão à risca que queria comprar tudo de segunda mão ou pechinchar até não poder mais.
Eu segui, mas muitas vezes sem concordar, e hoje sinto que algumas escolhas foram ótimas enquanto outras nem tanto.

Então resolvi compartilhar com vocês em alguns posts, algumas opiniões sobre produtos e equipamentos para bebês que me foram úteis.

No post de hoje vou falar de dois items e suas utilidades: Canguru x Sling




















Existem modelos de Sling que já vêm 'montados', (o que eu recomendo) mas no meu caso eu tenho a faixa da marca Vertbaudet. É uma faixa de cinco metros por sessenta centímetros , de algodão, que pode ser usada desde o nascimento do bebê até que ela atinja 17 quilos dependendo do nó utilisado.

Eu adoro esse item pelo conforto, e uso até hoje com a Chloé. Mas infelizmente uso menos do que gostaria pelo trabalho que dá para fazer o nó, colocar bebê dentro e tudo mais. Estando em casa não é um problema, mas testei estando na rua, e não achei muito prático. Mesmo assim considero o sling uma das melhores 'invenções' de itens de bebê, pois permite aos pais ter um contato muito importante sem aquelas costuras e fechos que as vezes podem incomodar.

Após os primeiros meses da Chloé fui procurar o Canguru. Comprei o modelo MyCarrier da Stokke, marca que eu adoro pelo design e praticidade. O MyCarrier é um canguru que podemos usar de três formas: bebê olhando para a mãe-pai, bebê olhando para o mundo, e quando estiver maior, o bebê pode ir nas costas como em uma mochila. O modelo tem mosquetões como fechos, o que dá um visual esportivo,o que normalmente atrai bastante os papais. Aqui em casa o marido até briga pra usar. 

Eu comecei à usar o MyCarrier quando a Chloé estava com três meses, antes disso, ela se sentia desconfortável pela quantidade de alças e fechos à ajustar. Mas depois dessa fase, com ela estando bem mais durinha, descobrimos como usar e em duas ou três vezes ficou super fácil colocar. Realmente não tem segredo.
Hoje esse é um dos itens que mais usamos, quase que diariamente, pela facilidade e pelo fato da Chloé adorar estar grudada nos pais. Ela dorme facilmente quando vamos passear e quando acorda fica feliz da vida de estar ali, no colo. E nós de poder tê-la ali, e ao mesmo tempo com as mãos livres para continuar as tarefas do dia a dia.

E vocês mamães e papais de plantão, o que preferem: Sling ou Canguru?

Tuesday, January 29, 2013

"Banheira" portátil.

Olá mamães, 
Este fim de semana fui viajar e me deparei com uma grande dúvida:" Como vou dar banho na Audrey no hotel?" 
A principio pensei que fosse fácil dar banho nela enquanto tomava banho, eu a segureino colo e meu marido me ajudou. Mas mães, não façam isso é muito perigoso, a Audrey escorregou várias vezes, ainda bem que ela não chegou a cair, mas fiquei super angustiada com medo de derrubá-la. Dar banho nela em pé também não foi muito prático. 
Então tive a idéia de comprar aquelas piscininhas infláveis. Foi perfeito pra resolver meu problema. O melhor é que depois de usar você pode deixá-la guardadinha na bolsa do bebê e usar quando necessário.
Espero que esta dica ajude vocês.
Um beijo

Thursday, January 24, 2013

Comunicando com bebê - língua de sinais


Seis meses se passaram e como passaram rápido. 
E eu estou realmente curtindo cada etapa.

Até porque aparentemente chegou aquela fase em que o bebê está em plena descoberta. 
Ótimo pra por em prática várias daquelas idéias de quando ela ainda estava na minha barriga.

Então aqui vamos nós.

No meio do ano passado eu recebi a visita dos meus amigos Kalinka e Alexandre que na época nem pensavam em ser papais, e hoje estão com 39 semanas.
Eles conheciam alguém que praticava a língua de sinais com sua pequenina partindo do princípio que bebês desenvolvem mais rapidamente a comunicação motora do que verbal, podendo assim comunicar suas necessidades mais facilmente antes de poder falar.
Conversando sobre todas as vantagens que papais e bebê poderiam tirar desse método, eu me empolguei com a idéia, e fui atrás de um bom conteúdo para aprender mais.

Na minha busca encontrei este site em francês que é editado por uma escola de lingua de sinais para bebês. Dá pra encontrar varios posts interessantes como este, sobre livros que podem ajudar nessa prática.

Além disso, no youtube encontram-se vários vídeos interessantes sobre o assunto também.

Hoje estou aqui contando pra vocês o começo da nossa aventura, e conforme a coisa for evoluindo, novos posts virão.

Mas fica a dica mamães,
Beijos e até,
Caro

Wednesday, January 16, 2013

Deixar ou não o bebê chorar no berço?


Deixar ou não o bebê chorar no berço, é a dúvida e muitas mães.
Quando eu estava grávida, dizia com muita convicção que não ficaria com a Audrey no colo o tempo todo, mas quando ela nasceu tuuuuudo mudou rs.
Li muito à respeito da hora de dormir e todos os métodos para fazer o bebê dormir a noite toda, entre eles o de colocá-lo no berço ainda acordado e deixà-lo la para dormir sozinho.
Se a criança chorar, você se contenha pra não sair correndo e pegá-la nos braços, deixe-a chorar até ela entender que precisa dormir sozinha.
Eu, sinceramente não resisto, não aguento ver minha filha chorar, à noite sei que ela esta cansadinha, não vou deixá-la chorando até dormir. Colinho de mãe é tão bom, acalma qualquer pessoa, imagina um bebê então. Penso o quão frustrante para o bebê, chorar chamando a mãe e não ser atendido. Ouço de muitas  mães que o tempo passa tão rápido, então prefiro aproveitar e ter minha filha em meus braços quando ela pede. 
E no final das contas a Audrey começou a dormir a noite toda, mas sempre em meus braços.
E vocês mães? Deixam seus filhos chorarem no berço ou acalanta até eles dormirem? Compartilhe conosco.

Friday, January 11, 2013

Liquidação!!!

Começou a liquidação de Inverno em terras francesas, e como todos os anos, é inevitável ir dar uma olhada nas oportunidades.
Ainda mais agora com a minha mini companheira de shopping, a tradição vai passar de mãe para filha.
É bom ensinar a criança a economizar desde já, não?
Mesmo se por enquanto durante o trajeto ela está mais interessada nas luzes do shopping do que em roupas e acessórios da ultima estação.
soldes de inverno francês esse ano vai do dia 09 de janeiro ao dia 12 de fevereiro.
Caso esteja planejando uma voltinha pra esses lados, a dica está dada...venha na época de soldes!

Wednesday, January 9, 2013

Pronto produção? Gravando

Um novo espaço pra gente conversar? quem nao gosta disso...e pra dar o tom nada melhor do que um bom assunto.
O objetivo desse espaço você pode encontrar la na pagina sobre, mas essa carta que a jornalista Marta M. Batalha escreveu descreve bem um dos motivos pelo qual ele foi criado.
Dá uma lidinha lá,e depois volta aqui pra gente continuar esse papo hein.
Beijo, et a bientôt.